PT | EN

Aulas no Museu

Aula Aberta "Moda e Memória"

com Rafaela Norogrando (docente do DCTT/UBI) e a convidada Caroline Muller

 

7 de novembro (14h00) | Real Fábrica Veiga (Auditório)

 

Nesta aula aberta, Rafaela Norogrando convida o público a conhecer um pouco melhor o universo imortalizado do design e do design de moda. Desde há dez anos que investiga os museus dedicados ao tema, os critérios de patrimonialização e como são traçadas as narrativas sobre estas manifestações da cultura material e imaterial em contexto presencial e virtual. Numa abordagem sucinta, serão abordadas nesta sessão temas relativos ao panorama museológico e algumas indagações que instigam a curiosidade e novas reflexões que serão também conduzidas pela sua convidada Caroline Muller.

A apresentação tem por objetivo expor algumas das atividades realizadas durante o período de estágio de doutorado no Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro, sob a supervisão da Prof. Doutora Maria Helena Ferreira Braga Barbosa. A pesquisa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como título "Memórias de representações do feminino através do vestuário interior existentes nas coleções de indumentária em museus brasileiros e portugueses (1900-1930)". O estudo em Portugal envolve a análise de quarenta e dois trajes de interior, tais como camisas de dormir, corpetes, matinées e espartilhos, assim como a análise de catálogos e revistas portuguesas que circularam no país no início do século XX. Nesse sentido, pretende-se expor e discutir a comunicação e a divulgação desses artefactos através da memória gráfica da época.

Notas biográficas

Rafaela Norogrando

Professora de Design de Moda da Universidade da Beira Interior com Doutoramento em Design pela Universidade da Aveiro, mestrado em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra, especializações em diversas instituições estrangeiras e com nove intensos anos no mercado calçadista numa das maiores empresas do mundo do setor: Grendene, S.A. Investigadora associada do ID+ e colaboradora do FinBenTech, tem feito publicações nas seguintes áreas de interesse: identidade, design de moda, cultura material, museus e património. É co-autora do livro Moda, Música e Sentimento pela Editora Estação das Letras e Cores.

Caroline Muller

Graduada em desenho industrial - Projeto de Produto pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012), especialista em Gestão do Desenvolvimento de Produtos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014) e mestre em design pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2016). Atualmente, encontra-se no Doutorado em Design pela UFPR e realiza estágio de Pós-Graduação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Dedica-se à pesquisa nas seguintes áreas de interesse: design, cultura material, memória e trabalho, moda e património.

 


Local
Auditório do Núcleo da Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios
Calçada do Biribau, s/n (ao Parque da Goldra)
6201-001 Covilhã -- Portugal
Tel.: + 351 275241411 | E-mail: muslan@ubi.pt | www.museu.ubi.pt

Data
7 de novembro, quarta-feira |14h00

Acesso
Entrada livre e gratuita