PT | EN


BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE EM HISTÓRIA


Aviso de abertura para atribuição de bolsa de investigação no âmbito do Projeto REVIVE (2022.01243.PTDC) da UI&D: LabCom-Comunicação e Artes, na área de História


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI) na área de História, no âmbito do Projeto REVIVE (2022.01243.PTDC) – “The threads of the past weaving the future: The colors from the Royal Textile Factory of Covilhã, 1764-1850”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a decorrer na UI&D – LabCom-Comunicação e Artes (labcomca.ubi.pt), da Universidade da Beira Interior, nas seguintes condições:

1. Área Científica: História.

2. Objetivo da atividade
Estudo aprofundado de arquivos e fontes documentais sobre a Real Fábrica de Panos da Covilhã que se encontram dispersos por várias instituições, para identificação e descrição de receitas e processos de tingimento dos panos de lã, no período balizado entre 1764 e 1850, assim como identificação dos mestres tintureiros e recursos materiais (têxteis e corantes) mais utilizados em Portugal.

3. Requisitos de admissão:
– Ser titular do Grau de Mestre na área da História;
– Ser estudante inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor, ou inscrito num curso não conferente de grau académico.
Caso o grau académico requerido para este concurso tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira dever-se-á obedecer ao constante do Decreto-Lei 66/2018, de 16 de agosto e da Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação de um certificado do grau de mestre reconhecido é obrigatório para a assinatura de contrato. Demais informação sobre o reconhecimento de graus académicos pode ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/en/pagina/degree-anddiploma-recognition.
Competências:
– Experiência comprovada em paleografia.

4. Plano de trabalho:
1. Pesquisa bibliográfica e documental em várias instituições, nomeadamente no Arquivo Histórico do Museu de Lanifícios, no Arquivo Municipal da Covilhã e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre outras;
2. Identificação e descrição das receitas e dos processos de tingimento dos panos de lã mais utilizados em Portugal, sobretudo até finais do séc. XVIII, e, ainda, as técnicas e tecnologias inerentes ao processo de industrialização dos lanifícios, particularmente no período até meados do séc. XIX;
3. Identificação e caracterização dos panos de lã fabricados e dos recursos materiais (corantes) mais utilizados, assim como a sua origem e proveniência, no período balizado entre 1764-1850;
4. Identificação dos mestres tintureiros em atividade na Real Fábrica de Panos, nomeadamente o mestre Jean Baptiste Salessis, e suas relações internacionais, sobretudo com França.
5. Apoio à comunicação científica de resultados do projeto nas diversas atividades previstas.
6. Articulação e desenvolvimento de trabalho em equipa com investigador do projeto da área científica de Design Têxtil, ou afins.

5. Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação em vigor (alterada pelo Decreto-Lei nº 123/2019, de 28 de agosto); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia em vigor (Regulamento nº 950/2019) publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 241 de 16 de dezembro de 2019; Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior – RBIUBI (Regulamento nº 100/2020) publicado no Diário da República, 2.ª série, n,º 27 de 7 de fevereiro de 2020.

6. Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no LabCom-Comunicação e Artes, Unidade de Investigação da Universidade da Beira Interior, com o apoio do Arquivo Histórico do Museu de Lanifícios, Centro Inter-departamental da Universidade da Beira Interior, sob a coordenação científica da Professora Doutora Luísa Rita Brites Sanches Salvado.

7. Duração e regime de actividade:

A bolsa terá a duração de 11 meses, com um período experimental de 3 meses e início previsto em setembro de 2023. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RBIUBI. O contrato de bolsa não poderá exceder a data de conclusão do projeto.

8. Condições financeiras da Bolsa:

Será concedido um subsídio mensal de manutenção de acordo com o Anexo I do RBIUBI, no valor de 1199,64 €, conforme valores actualizados e que podem ser consultados em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. A este valor acresce o seguro social voluntário, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

9. Critérios de Avaliação e Seleção:
O processo de avaliação e seleção envolve três etapas:
1. Verificação da elegibilidade das candidaturas com base nos requisitos de admissão definidos no ponto 3.
2. Análise curricular dos candidatos elegíveis, com atribuição de uma classificação de 0 a 20 valores, baseada nos critérios:
a) Classificação do grau de Mestre (CGM), até 20 pontos (ponderação p1: 20%)
b) Experiência comprovada em paleografia (EP) (ponderação p2: 50%).
Sem experiência: 0 pontos;
Com alguma experiência: até 10 pontos;
Com muita experiência: até 20 pontos.
c) Publicações científicas (PC) (ponderação p3: 30%).
Artigos em revistas indexadas às bases de dados Scopus ou WoS, capítulos de livro ou livros submetidos a arbitragem científica: 5 pontos por peça (num máximo de 20 pontos);
Artigos apresentados em conferências: 2 pontos por peça;
Outras publicações: 1 ponto por peça;
A classificação da análise curricular (CAC) será calculada através da média ponderada das notas obtidas nos pontos a) a c), da seguinte forma:
CAC = p1*CGM + p2*EP + p3*PC
3. Entrevista (ENT) aos três candidatos com melhor classificação na CAC, podendo a mesma ser realizada por videoconferência, em que será atribuída uma classificação entre 0 e 20 pontos a cada um dos candidatos.
A classificação final (CF) será calculada através da média ponderada entre a classificação na CAC (ponderação p4: 70%) e a obtida na ENT (ponderação p5: 30%), da seguinte forma:
CF = p4*CAC + p5*ENT
Em caso de empate no valor de CF, será escolhido para o primeiro lugar da seriação final o candidato que obtiver melhor classificação na entrevista (ENT).
Caso nenhum dos candidatos possua o perfil adequado, a bolsa não será atribuída.

10. Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Doutora Luísa Rita Brites Sanches Salvado, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior;
Vogais efetivos:
Mestre Maria da Graça da Silveira Filipe, Assistente Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
Doutora Joana Isabel Ribeiro Sequeira, Investigadora Auxiliar da Universidade do Minho;
Vogal suplente:
Doutora Paula Nabais, Investigadora Júnior da Universidade Nova de Lisboa.

11. Documentos de Candidatura:
Os candidatos deverão apresentar:
. Carta de motivação;
. Curriculum Vitae detalhado;
. Cópia(s) do(s) Certificado(s) de Habilitações;
. Outros documentos comprovativos considerados relevantes;
. Declaração de compromisso de honra do candidato indicando, para cada tipo de Bolsa, BI, BII ou BIPD, que reúne as condições previstas para concessão da bolsa de acordo com os Artigos 5º, 6º, e 7º do RBIUBI, respetivamente.

12. Prazo e receção de candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 21 de julho até às 24:00 do dia 3 de agosto de 2023. As candidaturas deverão ser dirigidas à Doutora Luísa Rita Brites Sanches Salvado, Investigadora da UI&D LabCom-Comunicação e Artes, para o e-mail: lrbss@ubi.pt e mercia@ubi.pt.

13. Publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por nota final obtida, afixada em local visível e público da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sendo os(as) candidatos(as) notificados(as) através de correio eletrónico.

14. Procedimentos de Reclamação e Recurso:
Após comunicação das listas provisórias dos resultados nas diferentes fases de avaliação do concurso (Admissão e exclusão, Avaliação Curricular e Entrevista), os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. No caso de apresentação de alegações, a decisão final será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de audiência prévia de interessados. Findo o prazo regulamentar de 10 dias úteis, a proposta de classificação e ordenação final dos candidatos passa a definitiva.
A proposta de classificação e ordenação final dos candidatos constituirá lista de reserva de seleção pelo período de 12 meses.

DATA
Candidaturas de 21 de julho a 3 de agosto de 2023

LOCAL
LabCom - Comunicação e Artes