A PRENDA A DAR (Livros)
Durante o mês de dezembro, o Museu de Lanifícios da UBI apoiou a iniciativa A PRENDA A DAR (Livros).
TARDES DE QUINTA NO MUSEU
A sessão de novembro das Tardes de Quinta no Museu contará com a participação de João Dias das Neves, docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior.SEMINÁRIO LECTRA FASHION
O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI, em parceria com a Lectra e o apoio do Museu de Lanifícios da UBI, realiza no dia 20 de novembro, pelas 18h00, o Seminário Lectra Fashion, no Auditório do Núcleo da Real Fábrica Veiga.
TARDES DE QUINTA NO MUSEU
A sessão de outubro das Tardes de Quinta no Museu contou com a participação de Rita Salvado, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, e diretora do 1º ciclo de Estudos em Design de Moda.Património/LUGARES foi o tema proposto no ano 2013 para assinalar estas Jornadas, tuteladas pela Direção Geral do Património Cultural e que tiveram lugar a 20, 21 e 22 de setembro. O Museu de Lanifícios planeou um programa de atividades gratuitas, no qual se incluiam visitas gratuitas aos 2 núcleos; palestras proferida por Rui Sena sobre " sobre o "Património: lugar de memória e de cultura"; apresentação do projeto "Arqueologia do Presente: lanifícios" com visita guiada à exposição temporária de Pedro Ortuño; e um passeio fotográfico "Por trilhos da Carpinteira".
TARDES DE QUINTA NO MUSEU
"O museu e o território: lógicas distintivas dos lugares" deu título à palestra proferida por Domingos Vaz, docente do Departamento de Sociologia da UBI, no dia 30, pelas 16h.
Domingos Martins Vaz, professor no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e investigador integrado do CesNova (Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa). É autor do livro Cidades Médias e Desenvolvimento: o caso da cidade da Covilhã [UBI, Covilhã, 2004], organizador do livro Cidade e Território: Identidades, Urbanismos e Dinâmicas Transfronteiriças [Celta, Lisboa, 2008] e autor de diversos textos nos domínios das cidades, do ordenamento do território e do desenvolvimento regional.
MUSEUS (memória + criatividade)= Mudança Social foi o mote lançado em 2013 para assinalar o dia 18 de maio. O Museu associou-se à iniciativa, à semelhança de anos anteriores.
Programa de atividades integradas no Dia Internacional dos Museus:
Dia 17, às 15h
Histórias de vida no envelhecimento:análise do discurso narrativo dos idosos no envolvimento com a alimentação_palestra por Sofia Caldas, doutoranda
Dia 18
15h_ Lançamento do número 2 da ubimuseum - revista online do Museu de Lanifícios
15h30_ Apresentação dos estatutos da Sociedade de Amigos do Museu (a criar)
15h45_ Apresentação da exposição Do desenho ao tecido: a arte do debuxo nos lanifícios
16h_Exibição do filme documental sobre os debuxadores
15h15_ Inauguração da exposição
17h_Ensemble de guitarras da EPABI, da classe do Prof. João Barroso
das 9h30 às 12h e das 14h30 às 18h_ visitas livres gratuitas aos dois núcleos
MOVE'13
Entre 23 de abril e 5 de maio, na Real Fábrica Veiga, pôde ser visitada a Feira do Livro, resultante de uma parceria entre o Museu de Lanifícios e os Serviços Gráficos da UBI.
Assinalou-se o "Dia Internacional do Livro", 23 de abril, dando a possibilidade de serem adquiridos diversos livros e sebentas a partir de 1 euro.
18 DE ABRIL_DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
Em 2013, o desafio lançado para assinalar o dia 18 de abril foi património + educação = identidade. O Museu de Lanifícios associou-se às comemorações com atividades como as visitas gratuitas aos dois núcleos, a inauguração da 100ª exposição de pintura "Desafios estéticos", de José Baptista, a conferência “Jorge Braga da Costa, um olhar pelo património” por Ana Martins, no âmbito da exposição de desenhos “Património da Beira e do Douro”, com contou com a presença do autor.
Programa de Atividades 18 | ABRIL |2012
Real Fábrica de Panos
// Visitas à exposição permanente Núcleo das Tinturarias Pombalinas (entrada livre)
//Desafios estéticos: 100º exposição de pintura de José Baptista// Visitas à exposição permanente Núcleo da Industrialização dos Lanifícios (entrada livre)
// Visita orientada à exposição permanente Núcleo da Industrialização dos Lanifícios
Conferência "Jorge Braga da Costa: um olhar sobre o património" proferida por Ana Maria Martins, docente da UBI, que contou com a presença do autor dos desenhos.
CIÊNCIAS DOCUMENTAIS 2013
O Departamento de Letras, conjuntamente com o Museu de Lanifícios, organizou o I Workshop do Livro e as III Jornadas em Ciências Documentais, nos dias 28 de fevereiro e 1 de março. As duas iniciativas decorreram no núcleo da Real Fábrica Veiga | Museu de Lanifícios. Ver cartaz e programa.
I Workshop do Livro
TARDES DE QUINTA NO MUSEU
TARDES DE QUINTA NO MUSEU
Francisco Tiago Antunes Paiva (Covilhã, 1973), Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior, onde dirige o 1º Ciclo de estudos em Design Multimédia. Doutor em Belas Artes, especialidade de Desenho, pela Faculdade de Belas Artes da Universidadedo País Basco, licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e licenciado em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Foi investigador-visitante na Universidade de Bordéus3. É Investigador integrado do LabCom na linha de Cinema e Multimédia. O seu interesse principal de investigação centra-se nos processos espacio-temporais. Autor de diversos artigos sobre arte, design, arquitectura e património e dos livros O Que Representa o Desenho? Conceito, objectos e fins do desenho moderno (2005) e Auditórios: Tipo e Morfologia (2011).
ARQUITETURA, PATRIMÓNIO E TURISMO
No âmbito das Jornadas 2012-2013 em Arquitetura, Património e Turismo levadas a cabo pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, teve lugar, no dia 17 de janeiro, no auditório da Real Fábrica Veiga, a conferência inaugural da exposição de trabalhos de alunos do mestrado integrado em Arquitetura da UBI.
Os trabalhos estarão expostos na Galeria de Exposições Temporárias da Real Fábrica de Panos.
Ver Cartaz.