PT | EN

A PRENDA A DAR (Livros)

Durante o mês de dezembro, o Museu de Lanifícios da UBI apoiou a iniciativa A PRENDA A DAR (Livros).
Este projeto foi promovido, em parceria, pela Editora Alma Azul e a Associação ERID - Educar, Reabilitar e Incluir Diferenças. Neste âmbito, foram disponibilizados nas lojas do Museu de Lanifícios livros a preços simbólicos, entre 1,00 € e 2,00 €, que reverteram integralmente para a Associação ERID e para o Festival de Língua Portuguesa - A Língua Toda - a realizar em março e abril de 2014.

 

TARDES DE QUINTA NO MUSEU

A sessão de novembro das Tardes de Quinta no Museu contará com a participação de João Dias das Neves, docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior.
A casa e os homens: a arquitetura popular beirã é o título da palestra que decorrerá pelas 16 horas do dia 28 de novembro, no auditório do núcleo da Real Fábrica Veiga | Museu de Lanifícios.

SEMINÁRIO LECTRA FASHION

O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI, em parceria com a Lectra e o apoio do Museu de Lanifícios da UBI, realiza no dia 20 de novembro, pelas 18h00, o Seminário Lectra Fashion, no Auditório do Núcleo da Real Fábrica Veiga.
Este Seminário, promovido pela Lectra, decorre de uma parceria estabelecida com a Universidade da Beira Interior, e destina-se à comunidade em geral, mediante inscrição prévia junto daquela entidade.
Com 40 anos de experiência na moda e na confeção, a missão da Lectra é fornecer uma gama completa de soluções de criação, desenvolvimento e produção para enfrentar os desafios do séc. XXI.

 

TARDES DE QUINTA NO MUSEU

A sessão de outubro das Tardes de Quinta no Museu contou com a participação de Rita Salvado, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, e diretora do 1º ciclo de Estudos em Design de Moda.
A lã: uma fibra de propriedades singulares foi o título da palestra que decorreu, pelas 16 horas do dia 31 de outubro, no auditório do núcleo da Real Fábrica Veiga | Museu de Lanifícios.
Jornadas Europeias do Património

Património/LUGARES foi o tema proposto no ano 2013 para assinalar estas Jornadas, tuteladas pela Direção Geral do Património Cultural e que tiveram lugar a 20, 21 e 22 de setembro. O Museu de Lanifícios planeou um programa de atividades gratuitas, no qual se incluiam visitas gratuitas aos 2 núcleos; palestras proferida por Rui Sena sobre " sobre o "Património: lugar de memória e de cultura"; apresentação do projeto "Arqueologia do Presente: lanifícios" com visita guiada à exposição temporária de Pedro Ortuño; e um passeio fotográfico "Por trilhos da Carpinteira".

Programa
20, 21 e 22 de setembro | exposição temporária

Local: Galeria de Exposições Temporárias da Real Fábrica Veiga
Visitas livres gratuitas aos núcleos da Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga

20 de setembro | 16h | PALESTRAS no MUSEU
. Património: lugar de memória e de cultura.
Por Rui Sena, diretor artístico da Quarta Parede
. Apresentação do projeto Arqueologia do presente: lanifícios.
.
Visita guiada à exposição de fotografias e videoinstalação
Arqueologia do presente: lanifícios. Por Pedro Ortuño, artista multimédia.
Local: Auditório da Real Fábrica Veiga

21 | setembro | PATRIMÓNIO em IMAGENS
10h | Percurso pedestre pelos trilhos da ribeira da Carpinteira
. Ponto de encontro: Fábrica de António Estrela (junto à Ponte dos Costas)
CONCERTO de GUITARRAS
O Museu recebeu, no dia 7 de junho, um concerto da Orquestra de Guitarras da EPABI.
O evento teve lugar na Real Fábrica Veiga, pelas 21h30.
A entrada foi livre.

MANUFAKTURA_palestra
Patrycja Michera, aluna de Arquitetura na UBI ao abrigo o programa ERASMUS, esteve no Museu e partilhou com os presentes uma realidade observada no seu país-natal, Polónia, em Lodz, uma cidade com identidade industrial na área da indústria têxtil, tal como a Covilhã. Trata-se do processo de reconversão de uma carismática manufatura de tecidos de algodão, pertencente ao império de Israel Poznansky, num espaço público composto por hotel, centro científico e tecnológico, museu, entre outras valências.

TARDES DE QUINTA NO MUSEU
"O museu e o território: lógicas distintivas dos lugares" deu título à palestra proferida por Domingos Vaz, docente do Departamento de Sociologia da UBI, no dia 30, pelas 16h.


Domingos Martins Vaz, professor no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e investigador integrado do CesNova (Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa). É autor do livro Cidades Médias e Desenvolvimento: o caso da cidade da Covilhã [UBI, Covilhã, 2004], organizador do livro Cidade e Território: Identidades, Urbanismos e Dinâmicas Transfronteiriças [Celta, Lisboa, 2008] e autor de diversos textos nos domínios das cidades, do ordenamento do território e do desenvolvimento regional.


 

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

MUSEUS (memória + criatividade)= Mudança Social foi o mote lançado em 2013 para assinalar o dia 18 de maio. O Museu associou-se à iniciativa, à semelhança de anos anteriores.

Programa de atividades integradas no Dia Internacional dos Museus:

Dia 17, às 15h
Histórias de vida no envelhecimento:análise do discurso narrativo dos idosos no envolvimento com a alimentação_palestra por Sofia Caldas, doutoranda

Dia 18
15h_ Lançamento do número 2 da ubimuseum - revista online do Museu de Lanifícios
15h30_ Apresentação dos estatutos da Sociedade de Amigos do Museu (a criar)
15h45_ Apresentação da exposição Do desenho ao tecido: a arte do debuxo nos lanifícios
         16h_Exibição do filme documental sobre os debuxadores
         15h15_ Inauguração da exposição
17h_Ensemble de guitarras da EPABI, da classe do Prof. João Barroso

das 9h30 às 12h e das 14h30 às 18h_ visitas livres gratuitas aos dois núcleos


 

MOVE'2013
Nos dias 2 e 3 de maio foram apresentados e expostos, pelos seus autores, os portfólios de trabalhos de Design de Moda.

2 de maio | 14h30 - 18h | Real Fabrica Veiga
3 de maio | 9h30 - 12h30 | Real Fábrica Veiga

Exposição: 2 e 3 de maio | Galeria de Exposições Temporárias | Real Fábrica Veiga

2 de maio | 14h30 - 18h | Real Fabrica Veiga | "Cross-Cultural Dialogues trough a rectangle of textile: from Mozambique to Covilhã", por Sofia Vilarinho

Organização: Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis

MOVE'13

MOVE’13 – Mostra de Design de Moda, constituída por conferências abertas à comunidade, workshops e uma exposição de trabalhos de alunos dos cursos de design de moda da UBI.
A MOVE’13 contou com a organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI, conta com o apoio do Museu de Lanifícios e com patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.
Cartaz aqui.

Programa:
Paulo Osório |“Sentido idiomático em expressões com léxico da área têxtil”
6 Março | 14h00 | Museu de Lanifícios - Núcleo Real Fábrica Veiga
Paulo Osório é Professor Associado com Agregação do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior.
Workshop “Creating through Language”
Yoad David Luxembourg | 27 Fevereiro a 1 Março 2013 | UBI
Apresentação pública dos trabalhos | 1 Março 2013 | 16-18h | sala 1/7
O workshop é direccionado para os alunos de design, arquitectura e cinema. As inscrições são limitadas, tendo prioridade os alunos finalistas da licenciatura em Design de Moda.
Daniela Pais | “Trend Union - Introdução às Tendências de Moda e Estilos de Vida”
27 Fevereiro 2013 | 9h30-11h | Museu de Lanifícios - Núcleo Real Fábrica Veiga
Daniela Pais é designer de moda, com mestrado em design sustentável e comunitário pela Academia de Design de Eindhoven e criadora da marca de roupa sustentável ELEMENTUM, que desenvolve desde 2008, com presença constante na semana da moda em Berlim. É também a representante em Portugal da empresa de tendências “Trend Union”.
Trend Union é o grupo de empresas criadas por Lidewij Edelkoort e cuja a principal actividade é o Trend Forecasting, Strategic Consulting e Edição de Publicações. Lidewij Edelkoort é pioneira na profissão de Trend Forecasting e considerada uma das pessoas mais influentes no mundo dos Têxteis, da Moda e do Design.
www.luxuryistohavesimplethings.com / www.danielapais.com
www.trendunion.com/ www.trendtablet.com
Yoad David Luxembourg | “Creating through Language”
27 Fevereiro 2013 | 11h30-13h | Museu de Lanifícios - Núcleo Real Fábrica Veiga
Yoad David Luxembourg é designer de produto, com formação de base em arquitectura e mestrado em design de moda pela Utrecht Graduate School of Visual Art and Design.
Considered as a high edge conceptual designer, Yoad David Luxembourg places his attention on crossing disciplinary borders and engaging boundaries where ever they can be found. His work, interdisciplinary, is composed out of elaborate mixtures of philosophy, psychology, photography and any fields of art and design.
Coordenação e inscrições: rita.salvado@ubi.pt
FEIRA DO LIVRO

Entre 23 de abril e 5 de maio, na Real Fábrica Veiga, pôde ser visitada a Feira do Livro, resultante de uma parceria entre o Museu de Lanifícios e os Serviços Gráficos da UBI.

Assinalou-se o "Dia Internacional do Livro", 23 de abril, dando a possibilidade de serem adquiridos diversos livros e sebentas a partir de 1 euro.



18 DE ABRIL_DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Em 2013, o desafio lançado para assinalar o dia 18 de abril foi património + educação = identidade. O Museu de Lanifícios associou-se às comemorações com atividades como as visitas gratuitas aos dois núcleos, a inauguração da 100ª exposição de pintura "Desafios estéticos", de José Baptista, a conferência “Jorge Braga da Costa, um olhar pelo património” por Ana Martins, no âmbito da exposição de desenhos “Património da Beira e do Douro”, com contou com a presença do autor.

//Património da Beira e do Douro: exposição de desenhos de Jorge Braga da Costa

  

Programa de Atividades   18 | ABRIL |2012

Real Fábrica de Panos

// Visitas à exposição permanente Núcleo das Tinturarias Pombalinas (entrada livre)

//Desafios estéticos: 100º exposição de pintura de José Baptista

José Baptista escolheu o Museu de Lanifícios para acolher a sua 100ª exposição. Este artista plástico, residente no Peso, mereceu já a atribuição de diversos prémios pelo seu trabalho, tais como a medalha de prata, na edição de 2004, do Salão Internacional da Academia de Belas Artes, em Paris.

Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios

// Visitas à exposição permanente Núcleo da Industrialização dos Lanifícios (entrada livre)

// Visita orientada à exposição permanente Núcleo da Industrialização dos Lanifícios

Conferência "Jorge Braga da Costa: um olhar sobre o património" proferida por Ana Maria Martins, docente da UBI, que contou com a presença do autor dos desenhos.


CIÊNCIAS DOCUMENTAIS 2013

O Departamento de Letras, conjuntamente com o Museu de Lanifícios, organizou o I Workshop do Livro e as III Jornadas em Ciências Documentais, nos dias 28 de fevereiro e 1 de março.  As duas iniciativas decorreram no núcleo da Real Fábrica Veiga | Museu de Lanifícios. Ver cartaz e programa.

I Workshop do Livro

Técnicas e materiais para a conservação de acervos bibliográficos
28 Fevereiro 2013 | 14:00 | Museu de Lanifícios
Objectivos: Transmitir noções básicas da preservação e conservação de livros de forma a providenciar aos participantes um momento práctico de identificação das principais patologias e respectivas causas; entender quais as acções prioritárias em conservação de livros, tratamentos básicos de conservação e restauro; conhecer os principais processos e materiais a utilizar em pequenas intervenções de restauro e como aplicá-los.
 
Sandra Isabel Neves Ferreira
Breve CV: Mestre em Conservação de Conservação e Restauro com especialização em papel e pergaminho pela FCTUC. Possui a licenciatura em História, variante História da Arte pela FLUC; Tem desenvolvido trabalho de atelier no âmbito da preservação e conservação de documentos gráficos. É colaboradora do ICSP onde faz parte do projecto de implantação e monitorização Art.identity – Parceria Sudário/LogicPulse - inventariação e prevenção de furto.
 
 
Comunicação
"A problemática da conservação dos documentos em papel"
1 Março 2013 | 11:00 | Museu de Lanifícios
O papel é composto de celulose e outros aditivos criando um substrato heterogéneo complexo. É conhecido mundialmente que o papel dos livros e/ou de outros documentos deteriora-se gradualmente e inevitavelmente. As causas da deterioração podem ser quer internas (endógenas), quer externas (exógenas) sendo esta, relacionada com agentes de deterioração fisíco-químicos e biológicos.
Os arquivistas e conservadores devem conhecer e aprender a detectar estas ameaças, sendo pois fundamental optimizar os métodos de preservação, conservação e restauro para proteger os acervos das bibliotecas e dos arquivos. Perante a gravidade da situação em que se encontram os documentos, várias tentativas têm sido realizadas pelos químicos, conservadores e restauradores de forma, a encontrar os meios de salvaguardar esse património cultural em perigo É por isso que a preservação e conservação das obras ocupam um lugar cada vez mais importante na gestão de bibliotecas e arquivos.
 
Conferencistas:
Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa
Professora Auxiliar na Universidade da Beira Interior. Doutorada em Engenharia do Papel, na área da Tecnologia do Papel. Principal área científica de investigação: Física do Papel - Formação do Papel e Propriedades Estruturais e de Superfície do Papel, Química do wet-end. Caracterização física das superfícies, modificação da superfície do papel através de descargas de plasma a frio. Biotecnologia aplicada à indústria de pasta e papel. Prémio Tecnicelpa 2007. Publicações de artigos científicos em revistas internacionais e em actas de encontros científicos.
Maria Emília da Costa Cabral Amaral
Professora Auxiliar na Universidade da Beira Interior. Doutorada em Engenharia do Papel, na área da Tecnologia do Papel. Áreas científicas de investigação: Matérias primas versus qualidade da fibra em materiais lenhosos e não lenhosos; Biotecnologia aplicada à indústria de pasta e papel; Compostos bioactivos obtidos a partir de plantas; Biocombustíveis a partir de resíduos florestais. Prémio Tecni celpa 2007. Publicações de artigos científicos em revistas internacionais e em actas de encontros científicos.
TREND UNION NA COVILHÃ
 
A Trend Union, a UBI/Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis e o Museu de Lanifícios proporcionaram a todos os interessados a possibilidade de conhecerem os novos estudos de tendências para Outono/Inverno 2014-15.
 
A sessão decorreu no Museu dos Lanifícios da UBI, na Covilhã, no dia 27 Fevereiro entre as 15h e as 17h.
 
 
 

A Trend Union é o grupo de empresas criadas por Li Edelkoort e cuja a
principal atividade é o Trend Forecasting, Strategic Consulting e Edição
de Publicações. Li Edelkoort é a pioneira na profissão de Trend
Forecasting e considerada uma das pessoas mais influentes no mundo dos
Têxteis, da Moda e do Design.
 
Duas vezes por ano Li Edelkoort cria uma apresentação audiovisual que
apresenta de uma forma clara e inspiradora as tendências que correspondem
ao livro de tendências gerais. O livro expressa as maiores tendências do
mercado com dois anos de antecedência. Outros livros de tendências
publicados pela Trend Union são constantemente renovados e apresentam as
tendências em diversas áreas especificas: Cor, Formas e detalhes, Homem,
Beleza, Padrões,Tecidos, Arquitetura e Estilos de vida.

TARDES DE QUINTA NO MUSEU

“A lã: propriedades e aplicações” foi o título da palestra proferida por Rita Salvado, Professora no Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis e Diretora da licenciatura em Design de Moda da UBI.
A sessão tevelugar no dia 21 de março, pelas 16 horas, no auditório da Real Fábrica Veiga.
Entrada livre.

TARDES DE QUINTA NO MUSEU

A sessão de fevereiro das Tardes de Quinta no Museu contará com a participação de Francisco Paiva, professor no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior.
"Arte, património e indústria cultural" dá título à palestra que decorrerá pelas 16 horas do dia 21 de fevereiro, no auditório do núcleo da Real Fábrica Veiga | Museu de Lanifícios.
Ver cartaz.
 

Francisco Tiago Antunes Paiva (Covilhã, 1973), Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior, onde dirige o 1º Ciclo de estudos em Design Multimédia. Doutor em Belas Artes, especialidade de Desenho, pela Faculdade de Belas Artes da Universidadedo País Basco, licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e licenciado em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Foi investigador-visitante na Universidade de Bordéus3. É Investigador integrado do LabCom na linha de Cinema e Multimédia. O seu interesse principal de investigação centra-se nos processos espacio-temporais. Autor de diversos artigos sobre arte, design, arquitectura e património e dos livros O Que Representa o Desenho? Conceito, objectos e fins do desenho moderno (2005) e Auditórios: Tipo e Morfologia (2011).


 

 

 

ARQUITETURA, PATRIMÓNIO E TURISMO

No âmbito das Jornadas 2012-2013 em Arquitetura, Património e Turismo levadas a cabo pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, teve lugar, no dia 17 de janeiro, no auditório da Real Fábrica Veiga, a conferência inaugural da exposição de trabalhos de alunos do mestrado integrado em Arquitetura da UBI.

Os trabalhos estarão expostos na Galeria de Exposições Temporárias da Real Fábrica de Panos.

Ver Cartaz.