PT | EN

Ubimuseum

 

Com a coordenação de António dos Santos Pereira, diretor do Museu de Lanifícios desde 2011, a ubimuseum – revista online do Museu de Lanifícios foi lançada em 18 de maio de 2012, com uma periodicidade anual. Esta edição digital assume-se como um novo espaço de divulgação técnico-científica, onde as temáticas da indústria de lanifícios, nos domínios histórico, económico-social e tecnológico, bem como o património cultural associado, material e imaterial, serão abordados.

O primeiro número foi editado em 2012 com o objetivo de homenagear Elisa Calado Pinheiro, diretora aposentada do Museu, que liderou, desde 1992 a 2011, o projeto de constituição do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Desde então, já foram publicados três números com os contributos de investigadores das várias áreas do conhecimento.

O último número da revista, o nº 4 (2017), encontra-se já disponível para consulta em www.ubimuseum.ubi.pt. Convidamos a aceder ao Editorial deste novo número para conhecer melhor os conteúdos aqui disponbilizados, com os contributos de José Amado Mendes; António dos Santos Pereira; Manuel Joaquim Saraiva e Ana Madalena Teixeira; Ana Maria Tavares Martins; Maria da Graça Vicente; Ana Cristina Carvalho; e Elisa Calado Pinheiro.

Para aceder às edições anteriores veja em Arquivo na página: http://www.ubimuseum.ubi.pt/n04/antigos.htm

Também pode aceder aos números anteriores por aqui:

#ubimuseum | número 01
#ubimuseum | número 02
#ubimuseum | número 03