PT | EN

Colecção Real Fábrica de Panos

O Núcleo da Real Fábrica de Panos é representativo do fabrico e tingimento dos panos de lã e da construção de um espaço manufactureiro do séc. XVIII.

Este espaço tenta retratar a história da pré e proto industrialização dos lanifícios. Apresentam-se, nas áreas de exposição permanente, os bens móveis constituídos por máquinas, equipamentos e utensílios, referentes ao período manufactureiro dos lanifícios.

Esta colecção tem origens diversas, devendo salientar-se que uma parte significativa é constituída por achados arqueológicos descobertos no decorrer das intervenções arqueológicas a que este núcleo foi submetido.

A exposição permanente localiza-se na área das tinturarias do edifício pombalino, ocupando um espaço de 750 m2, organizado em três salas, duas galerias e um tanque, distribuídas por dois pisos, com acesso ao espaço designado de pátio da “Parada”.

No percurso da visita passa-se pela Sala da Tinturaria dos Panos de Lã, pelo Tanque de Água, pela Sala da Tinturaria das Lãs em Meada, pelas Galerias das Fornalhas e pela Sala da Tinturaria das Dornas.

O projecto e programa museológicos submeteram-se às pré-existências arqueológicas e arquitectónicas conservadas, tendo-se procurado integrá-las no espaço e no tempo e recriar os ambientes de trabalho manufactureiro. Integraram-se nos espaços expositivos 332 bens, entre máquinas, equipamentos e utensílios, de madeira, ligas metálicas, plástico, couro, têxteis, bem como documentos em suporte de papel, iconografia, produtos orgânicos (naturais e sintéticos), materiais pétreos e vidros. Desta colecção, estima-se que cerca de 45% foi incorporado por compra, 30% deu entrada em regime de depósito por tempo indeterminado, com o apoio do extinto Instituto Português do Património Cultural, IPPC, 20% são achados arqueológicos (em cerâmica, vidro e ferro) descobertos no decurso das três intervenções arqueológicas a que a área das tinturarias da Real Fábrica de Panos foi sujeita, entre 1986 e 1989, e os restantes 15% resultaram de doações particulares. Encontram-se, ainda, em reserva específica cerca de 6.883 achados (de cerâmica, de liga metálica, de vidro, de estuque, de osso, de azulejo, entre outros, completos, incompletos e fragmentados) remanescentes das escavações arqueológicas.

« Voltar