PT | EN

Serviço Educativo

O Serviço Educativo do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior tem como principal objetivo a divulgação do património têxtil nele incorporado, nomeadamente os acervos de natureza técnica, como equipamentos, modelos, bem como a informação documental e fotográfica, contribuindo para sensibilizar o público escolar para a importância da história, da cultura, da ciência e da técnica associadas à indústria de lanifícios.

Está especialmente vocacionado para as escolas (professores e alunos), bem como para todos os que queiram desenvolver atividades relacionadas com esta temática, com a região e a cidade da Covilhã, através de um apoio pedagógico integrado em atividades e visitas guiadas.

O Museu de Lanifícios proporciona atualmente visitas guiadas aos dois núcleos do Museu, a Real Fábrica de Panos e a Real Fábrica Veiga, de 3ª a domingo, destinadas às escolas ou a grupos e organizações que o solicitem, com marcação prévia.

O Serviço Educativo também organiza atividades pedagógicas solicitadas pelos professores para apoio a programas escolares, nas áreas da história da cidade, do património industrial, das tecnologias têxteis, da conservação e restauro, do arquivo e da pesquisa documental. As oficinas/ateliês, destinados ao público jovem e adulto, permitem igualmente disponibilizar um conjunto de equipamentos artesanais para o fabrico de panos e apreender os processos técnicos de desenho e produção têxtil (tinturaria, fiação e tecelagem).

O Serviço Educativo é responsável pela planificação e acompanhamento das diferentes atividades organizadas pelo Museu e que exigem o contacto pessoal com os diferentes públicos que visitam a instituição.

Compete também a este serviço a produção dos conteúdos necessários à elaboração de instrumentos no âmbito da formação têxtil para uma mais eficaz e produtiva divulgação e animação das colecões do Museu.
Num processo de educação ao longo da vida, os Museus são intervenientes privilegiados de cultura e locais de criatividade. Para além dos temas apresentados neste Sítio, os professores podem também encontrar materiais pedagógicos e pistas de actividades para desenvolverem com os alunos.

 

ATIVIDADES DO SERVIÇO EDUCATIVO

De Animação Sociocultural

  • Conferências, encontros e debates de carácter científico na área da arqueologia e do património industrial.
  • Apoio a manifestações culturais exteriores;
  • Acolhimento de acontecimentos que potenciem o conhecimento da cidade da Região da Serra da Estrela e da Covilhã, da arqueologia e património industrial e do sector de actividade do Têxtil/Lanifícios;
  • Divulgação do património museológico e arquivístico custodiado pelo Museu;
  • Organização e montagem de exposições temporárias,

De Edição

  • Edição de estudos científicos sobre a arqueologia e o património industrial;
  • Edição de fontes documentais;
  • Edição de guias, inventários e catálogos.

Educativos (consulte o plano de ação educativa 2016-2017)

  • Visitas orientadas por guias destinadas a grupos até 25 pessoas;
  • Visitas orientadas por guias destinadas a grupos de âmbito escolar (desde o ensino pré-escolar ao universitário) ou outros grupos com 10 ou mais pessoas, com a duração média de 60 minutos, mediante marcação prévia , incluindo o visionamento de um filme documental;
  • Oficina têxtil (ateliês educativos destinados a jovens dos vários graus de ensino e, em especial, a estudantes universitários da área do design têxtil e de moda, a docentes e funcionários da UBI e ao público em geral);
  • Apoio à actividade escolar no âmbito de projectos Museu-Arquivo/Escola/Meio;
  • Formação individual como factor de valorização e preservação patrimoniais futuras;
  • Apoio e orientação de estágios profissionais e curriculares nas áreas da Museologia, Arquivística, Têxtil e Conservação e Restauro.

Se pretender marcar uma visita ao Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior pode fazê-lo on-line utilizando o nosso formulário de visita.

CONTACTOS

Telefone
275 319 724 (de 2ª a 6ª feira) | 275 329257 (fim-de-semana)
Fax
275 319 712
E-mail
Andreia Alves - muslan@ubi.pt

Marcações
As atividades com o apoio directo do Serviço Educativo necessitam de marcação prévia.
Para marcação de uma visita são necessários os seguintes dados: nome e telefone da entidade; nome e telefone do responsável pelo grupo; número de participantes; características do grupo; tema pretendido.
Marcações para grupos (até 25 pessoas): 15 dias de antecedência.
Horário de atendimento: 2ª a 6ª Feira, 09h00-12h30 e 14h00-17h30.

topo