PT | EN

Oficinas Têxteis

A Oficina Têxtil é uma área de experimentação artesanal instalada no Núcleo da Real Fábrica Veiga, com o objectivo de disponibilizar a realização de cursos de formação, estágios e ateliês de natureza têxtil destinados a crianças e jovens dos vários níveis do ensino, desde o pré-escolar ao universitário, particularmente a estudantes universitários da área do design têxtil, bem como ao público em geral.

O Museu de Lanifícios disponibiliza na Oficina Têxtil diversos equipamentos utilizados na cardação (modelos de cardas de cardado e de penteado), fiação (modelos de rodas de fiar) e tecelagem (modelos de teares de mesa, de teares lisos e de teares de maquineta), que poderão ser manuseados e integrados em visitas de âmbito escolar, mediante marcação prévia, subordinados ao tema A Arte de Fiar e Tecer – aprendizagem das técnicas artesanais do trabalho da lã.

O Museu de Lanifícios, por sua iniciativa ou a pedido de entidades externas, organiza Workshops de Tecelagem Artesanal, destinados a grupos de 5 a 10 pessoas, para Iniciação aos métodos artesanais do trabalho da lã, nomeadamente da cardação, penteação, fiação, tecelagem e de conhecimentos básicos de debuxo.

A Oficina Têxtil do Museu de Lanifícios é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de estágios profissionais e curriculares na área do têxtil. Dispõe de capacidade logística, técnica e formativa/informativa para uma perfeita integração e pleno desenvolvimento de competências no domínio da concepção/criação e da tecnologia inerente ao processo de fabrico de têxteis artesanais.