Real Fábrica de Panos
Este núcleo integra-se no edifício pombalino da Real Fábrica de Panos, de planta centralizada e com uma área global de cerca de 6.000 m2, mandado edificar, por Provisão Régia de D. José I, em Junho de 1764. Foi construída para funcionar como uma manufactura de estado, sofrendo acrescentamentos durante o reinado de D. Maria I, quando veio a ocupar uma área de cerca de 10.000 m2.
Dedicado à fase da pré e proto industrialização dos lanifícios, este núcleo vive das estruturas arqueológicas e arquitectónicas preservadas in situ. O projecto de musealização procurou articular informações de natureza técnica (fabrico e tingimento dos panos de lã e construção de um espaço manufactureiro) e de natureza arqueológica e histórica.
Encontram-se musealizados 700 m2, correspondentes aos espaços ocupados pelas antigas tinturarias pombalinas, onde se integram as salas de Tinturaria dos Panos de Lã, Tinturaria das Lãs em Meada e Tinturaria das Dornas, o Tanque de Água e os Corredores das Fornalhas, espaços que constituem as áreas de exposição permanente. Este núcleo dispõe ainda de uma Galeria de Exposições Temporárias e de uma área de Reservas e de Serviço de Museografia.
- Recepção [Ler +]
- Tinturaria dos Panos de Lã [Ler +]
- Tanque de Água [Ler +]
- Tinturaria das Lãs em Meada [Ler +]
- Corredores das Fornalhas [Ler +]
- Tinturaria das Dornas [Ler +]
Consulte Planta do Núcleo da Real Fábrica de Panos.