PT | EN

Tardes de Quinta no Museu

Lançamento do Livro

História da Companhia de Jesus em Portugal

de Maria de Deus Beites Manso, com o apoio das Edições Parsifal

 

27 de outubro de 2016 (16h00) | Núcleo da Real Fábrica Veiga (Auditório)

 

O Museu de Lanifícios da UBI e as Edições Parsifal apresentam, em mais uma Tarde Quinta no Museu, o livro História da Companhia de Jesus em Portugal, uma obra fundamental para conhecer uma das principais ordens religiosas e a sua importância na História de Portugal. Da autoria de Maria de Deus Beites Manso, esta obra conta ainda com as colaborações de Joseph Abham Levi (Univ. George Washington) e do Padre António Júlio Trigueira, SJ., na qualidade de prefaciadores.

Na referida sessão, contar-se-á com a presença da autora e investigadora Maria de Deus Manso, do representante das Edições Parsifal, Marcelo Teixeia, e do Diretor do Museu de Lanifícios e Professor Catedrático da Faculdade de Artes e Letras da UBI, António dos Santos Pereira.

Sinopse do Livro

Fundada por Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus tornou-se numa das principais ordens religiosas no combate ao Protestantismo, na aplicação das determinações do Concílio de Trento e na promoção de missões fora da Europa.

Com uma responsabilidade maior na doutrinação, desde a sua implantação no nosso país a Companhia de Jesus foi um dos agentes centrais da expansão portuguesa, revelando, desde sempre, uma notável capacidade de adaptação aos remotos lugares onde chegava – adotando costumes locais perante civilizações e religiões complexas, na Ásia; respondendo a condutas de poligamia, em África; defrontando-se, com práticas ancestrais de antropofagia, no Brasil, onde seria edificada uma rede de ensino notável.

Da autoria de uma das mais respeitadas investigadoras portuguesas, esta obra é não só um livro pioneiro sobre uma ordem religiosa que contribuiu de forma singular para o desenvolvimento científico da Europa e cujo legado o Papa Francisco renova, como constitui igualmente uma obra de extraordinária importância para a compreensão da História de Portugal.

Biografia da autora MARIA DE DEUS BEITES MANSO

Doutorada em História, é professora auxiliar com agregação na Universidade de Évora. Integra vários centros de investigação, em Portugal e no Brasil, de que são exemplo o Centro de Investigação em Ciência Política (Universidades de Évora e Minho), Centro de História da Universidade de Lisboa ou o Centro de Estudos Interculturais/ISCAP.

Autora de uma vastíssima bibliografia, os seus trabalhos privilegiam a construção da globalização iniciada no séc. XV. Colabora ainda com universidades estrangeiras, especialmente no Brasil, Espanha, Macau e no Japão.

Sinopse da obra

Cartaz de divulgação e Convite


Data
27 de outubro de 2016 (16h00)

Local
Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
Núcleo da Real Fábrica Veiga | Auditório

Morada e Contactos
Calçada do Biribau, s/n (junto ao Parque da Goldra)
6201-001 Covilhã
Tel.: + 351 275 319724 / Fax: + 351 275 319712 | E.mail: muslan@ubi.pt

Acesso
Entra livre e gratuita