PT | EN

Exposição de Pintura

Texturas

Trabalhos de Burel by Cristina Lopes (Maarana - coisas com história)

23 de setembro a 20 de novembro de 2016| Núcleo da Real Fábrica Veiga

Para comemorar as Jornadas Europeias do Património 2016, no próximo dia 23 de Setembro, pelas 17h30, será inaugurada a exposição têxtil “Texturas”, by Cristina Lopes, detentora da marca Maarana-coisas com história, a ter lugar na Galeria do Núcleo da Real Fábrica Veiga.

Trata-se de uma estimulante coleção de trabalhos que conjuga duas antigas tradições têxteis, o burel e as técnicas de patchwork, que resulta em produtos artesanais exclusivos, com padrões únicos e inovadores, transportando para cada pessoa pequenos fragmentos de arte.

A busca de outros materiais que substituíssem os tecidos de algodão direcionou a artista-artesã para um tecido que lhe provocou uma paixão imediata, o burel. Um material nobre, ancestral, resistente, impermeável, acústico e tão nosso, mais nacional e natural (além do linho) não seria possível encontrar. Com este tecido, todos os trabalhos ganharam um ar contemporâneo, muito puro e prático, que superaram largamente as expectativas iniciais.

A nova abordagem gerou padrões que permitiram múltiplas aplicações, sendo construída a identidade da marca no mundo da decoração de interiores com peças exclusivas e inovadoras. Em 2014, o projeto foi lançado em Portugal e, até hoje, ainda não pararam de criar e inovar.

Consulte a Sinopse da exposição e o Cartaz


Local
Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior |  Núcleo da Real Fábrica Veiga
Calçada do Biribau, s/n, ao Parque da Goldra, Covilhã

 

Duração e Horário
De 23 de setembro a 20 de novembro de 2016
De terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00

Condições de ingresso
Entrada livre | Para todas as idades