PT | EN

Exposição e palestras

Dia Internacional dos Museus 2016

Museus e Paisagens Culturais

17 e  18 de maio de 2016| Núcleo da Real Fábrica Veiga

No próximo dia 18 de maio celebra-se mais um Dia Internacional dos Museus (DIM), este ano subordinado ao tema Museus e Paisagens Culturais, proposto pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus), com a coordenação nacional do evento a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). Esta divulgará a programação geral das atividades organizadas pelos espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus.

O tema proposto para 2016 -nbsp;"Museus e Paisagens Culturais" –, visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento.

Ao participar nesta comemoração, o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior apresenta um programa de atividades para os dias 17 e 18 de maio (quarta-feira) para o qual se convida todos os que estejam interessados em participar nesta festa que celebra os museus enquanto agentes ativos de proteção e salvaguarda do património cultural.

 

PROGRAMA | 17 e 18 de maio de 2016

17 de maio de 2016

17h00

// Lançamento de Livro de Poesia

“Porque os silêncios também se escrevem”, de Teresa Duarte Reis, com apresentação de António dos Santos Pereira (Professor Catedrático da UBI e Diretor do Museu de Lanifícios)

// Poemas musicados

Momentos Musicais com António dos Santos Duarte

18h00

// Teias da Memória

Inauguração da exposição de pintura de Cecília Duarte, patente ao público na Galeria de Exposições Temporárias do Núcleo da Real Fábrica Veiga até 17 de julho.

 

18 de maio de 2016 » Dia Internacional dos Museus

9h30-12h | 14h30-18h

// Visitas Livres ao Museu de Lanifícios

  • Tinturaria Pombalina da Real Fábrica de Panos (séc. XVIII)
  • Real Fábrica de Veiga: Centro de Interpretação dos Lanifícios (séc. XIX-XX)

17h30-19h30 |Real Fábrica Veiga

// Itinerário Pedagógico pelo “Património – dar um futuro ao passado”

Exposição itinerante desenvolvida por Santillana e pela Fundação Manuel António da Mota que tem por objectivo promover a educação patrimonial ao apresentar de forma apelativa as diversas tipologias do património. A visita guiada à exposição será orientada pelo Prof. Doutor José Amado Mendes, reconhecido especialista em património e museologia industrial.

Ver Cartaz


Local
Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
Núcleo da Real Fábrica Veiga (Auditório)
Calçada do Biribau, s/n, ao Parque da Goldra, Covilhã

Condições de ingresso
Entrada livre e gratuita.