PT | EN

 

Jornadas Europeias do Património 2019

Artes, Património, Lazer

Terão lugar nos dias 27, 28 e 29 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema Artes Património Lazer.

Pretende-se com este tema destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas (DGPC, 2019).

Pode conhecer todo o programa de atividades das Jornadas Europeias do Património no site Património Cultural da Direção-Geral do Património Cultural, bem como o programa desenvolvido pelo Museu de Lanifícios para celebrar esta data, que inclui entradas gratuitas, e que a seguir se apresenta.

Ver Cartaz

 

Programa

27 | 28 | 29 de setembro | 9h30-12h e 14h30-18h

Entrada Gratuita nas Exposições Permanentes “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”

// Tinturarias Pombalinas da Real Fábrica de Panos (Séc. 18) > Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã
// Real Fábrica Veiga: Industrialização dos Lanifícios (Séc. 19-20) > Calçada do Biribau, Covilhã

 

Heritage and GIS: when past and future meet in Architecture teaching | Exposição documental do Mestrado Integrado em Arquitectura (Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI)

A exposição apresenta os resultados da colaboração interdisciplinar desenvolvida no âmbito das Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal): “Sistemas de Informação Geográfica (SIG)” e “História da Arquitectura Portuguesa II”. Desta forma, são apresentadas reflexões de cariz patrimonial, trabalhadas com recurso aos SIG, patentes nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Pretende-se que esta exposição seja um elemento impulsionador de atividades de lazer, tendo a cidade da Covilhã como objecto de estudo e descoberta focada na Arte pública, Património arquitectónico religioso e Património azulejar. Por outro lado, pretende-se estimular e desenvolver nos estudantes locais, nacionais e internacionais, uma visão de conjunto patrimonial, assim como possibilitar a descoberta do significado e da significância patrimoniais no seio da Covilhã. Esta visão e descoberta é alcançada através da história, do tempo e do espaço, mas também através do repto lançado para replicar percursos e análises, patentes na exposição em tempo real, dentro da cidade.

Acesso: gratuito e para todas as idades

 

28 de setembro | 9h30-12h e 14h30-18h

Rota da Covilhã, cidade-fábrica >> Percurso pedestre pelo património industrial da Ribeira da Goldra

Este itinerário enquadra-se na Rota da Covilhã, cidade-fábricaque se articula em três percursos urbanos, circulares e complementares entre si. Este percurso acompanha o leito da ribeira da Goldra, também conhecida como ribeira dos Pisões. Propõe-se uma visita aos espaços mais significativos da indústria de lanifícios desta zona da cidade, dando a conhecer os núcleos do Museu de Lanifícios (com início na Real Fábrica de Panos e conclusão na Real Fábrica Veiga), centrados na salvaguarda de testemunhos industriais, bem como de um vasto património industrial que abarca edifícios fabris, estendedouros e râmolas de sol, chaminés, maquinismos, palacetes, bairros operários e outras infraestruturas.

Local de Encontro: Real Fábrica de Panos (Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã) > Concentração às 9h45 e partida às 10h00
Distância: c. 2 Km
Grau de dificuldade: fácil
Tempo aprox.: c. 1h30-2h horas
Nº limite de participantes: 30
Acesso: gratuito. Basta aparecer no local de encontro

 

29 de setembro | 10h00 e 15h00

Visitas guiadas às Exposições Permanentes “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”

  • Real Fábrica de Panos >> 10h00-12h00
  • Real Fábrica Veiga >> 15h00-17h00

Acesso: gratuito e para todas as idades
Duração: c. 1h30-2h
Inscrições: Máx. 30 participantes. A participação na visita é por ordem de chegada

 

Mais Informações

Telefone - + 351 275241411/410| E-mail -muslan@ubi.pt | www.facebook.com/museu.delanificios