PT | EN

 

Palestra

Projetos nos Vales das Ribeiras, Covilhã

Arq.ºs Paisagistas Luís Cabral e Luís Alçada Baptista

 

3 de dezembro de 2021 (14h30) | Real Fábrica Veiga (Auditório)

 

No dia 3 de dezembro, pelas 14h30, no Auditório do Museu, decorrerá a palestra com os arquitetos paisagistas Luís Cabral e Luís Alçada Baptista, também transmitida em direto no facebook do Museu (www.facebook.com/museu.delanificios).

Luís Cabral relembrará o Programa Pólis Covilhã, 1999-2004, que, vertido nos Planos de Pormenor da Ribeira da Goldra (47,6 ha) e da Ribeira da Carpinteira (128,2 ha), preconizou uma cidade cuja estrutura verde urbana primária assenta nestas duas ribeiras.

Para além de um canal de renovação do ar ou meato de drenagem das águas, o programa procura resolver os problemas de mobilidade perante os constrangimentos de uma cidade implantada em encosta íngreme entre duas ribeiras.

Luís Alçada Baptista apresentará um caso prático sobre a requalificação do vale da Carpinteira e sobre o papel da ruína na paisagem, com um projeto para a Fábrica dos Cruzes.

Percorrer a ribeira da Carpinteira, onde nos iremos centrar nesta palestra, leva-nos a uma cidade escondida atravessada pela água e, à sombra de freixos e amieiros, revela-se-nos um rico e diverso património industrial repleto de possibilidades.

"A intervenção do Programa Polis na cidade da Covilhã abrange os vales das ribeiras da Carpinteira e da Goldra, promovendo um projecto de requalificação paisagística e urbana destas ribeiras, através do desenvolvimento do Plano de Pormenor da Carpinteira (128,2 ha) e do Plano de Pormenor da Goldra (47,6 ha)".

Fonte: Plano Estratégico Viver a Covilhã, Programa Polis, 1999.