PT | EN

Com Alma Azul na Covilhã

19 Anos em 12 Meses – Eugénio de Andrade

19 de janeiro (sexta-feira), 16h00 | Real Fábrica Veiga (Auditório) 

No próximo dia 19 de janeiro, sexta-feira, a Alma Azul estará na Covilhã, no Auditório da Real Fábrica Veiga/Museu de Lanifícios, para homenagear com leituras e depoimentos muito diversos, um dos maiores poetas de Língua Portuguesa: Eugénio de Andrade, que nasceu na aldeia de Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão, no dia 19 de janeiro de 1923.

Dos convidados para esta homenagem ao autor de As Mãos e os Frutos, destacamos as presenças de Vanessa Martins e António Fontinhas, mas também de Ricardo Reis e Marta Correia.Para além dos autores citados, Vanessa Martins e António Fontinhas, conta-se com a presença de vários leitores e admiradores que partilharão com os presentes poemas de Eugénio de Andrade, que, recordamos, nasceu a 19 de janeiro de 1923, em Póvoa de Atalaia, Fundão.

Oradores

- Vanessa Martins - natural do Tortosendo, licenciada em Filosofia, e investigadora na UBI, onde termina a sua tese de doutoramento sobre a dramaturgia do escritor e filósofo Jean-Paul Sartre.

- António Fontinhas - professor na Escola Afonso de Paiva, em Castelo Branco, mora no Fundão; e já publicou poesia, teatro e ficção, esta na Antologia da Alma Azul – As mãos no fogo. É ainda, como o nome indica, primo de Eugénio de Andrade, pseudónimo poético do cidadão José Fontinhas.

- Ricardo Reis e Marta Correia apresentarão poemas de Eugénio de Andrade escolhidos por si com direito a comentário pessoal e transmissível.

Recorde-se que o programa 19 Anos em 12 Meses assinala o 19º aniversário da Alma Azul e iniciou-se em Coimbra, no dia 19 de outubro, com uma sessão dedicada aos 95 anos de Agustina Bessa-Luís. No passado mês de dezembro, a sessão mensal que assinalou o 19.º aniversário da Alma Azul foi dedicada aos Sinais Ortográficos de Alexandre O’Neill, e realizou-se em Alcains. Em fevereiro, também no dia 19, a Alma Azul regressa a Coimbra, onde apresenta a sua edição A Incerta Viagem, de Isabel Gouveia, com a presença da autora e com a apresentação a cargo da Dra. Leonor Lopes.

A sessão na Covilhã, integrada no programa 19 anos em 12 meses, está aberta a todos os admiradores de Eugénio de Andrade e os participantes receberão de oferta o livro Viagens de Pêro da Covilhã, uma oferta Alma Azul editada em 2004, e que assinala deste modo o seu 19.º aniversário na Covilhã.

Ver Cartaz


Organização
Alma Azul (Elsa Ligeiro alma.azul.1999@gmail.com)

Data
19 de janeiro, sexta-feira, pelas 16h00

Morada
Núcleo da Real Fábrica Veiga – Sede do Museu de Lanifícios da UBI
Calçada do Biribau (ao Parque da Goldra)| 6201-001 Covilhã
GPS: 40º16'37''N 7º30'29''W

Acesso
Entrada livre