WOOL É COOL
Oficina de Macramé com Ivone Braga | 29 de março > 14h30
O WOOL É COOL de março acontece já no próximo dia 29 e seguimos a celebrar os talentos e projetos que emergiram em 2024, aqui mesmo na nossa cidade!
Nesta segunda edição presencial do ano, vamos dedicar a tarde às artes manuais com uma oficina de macramé orientada por Ivone Braga.
A Ivone descobriu nas missangas, tecidos e fios uma forma de se expressar criativamente e de partilhar com outr@s a alegria de criar com as mãos. Cada peça que faz encerra a sua dedicação e leveza, explorando texturas e padrões para dar vida a algo belo e com significado.
Durante a oficina, vamos aprender a fazer porta-chaves em macramé, com fios reciclados gentilmente fornecidos pela nossa parceira J Gomes — uma empresa que aposta na economia circular, através da reutilização de resíduos têxteis.
📍Onde? Real Fábrica Veiga
🕒Quando? 29 de março, das 14h30 às 17h30
A participação é gratuita, mas requer inscrição através do email muslan@ubi.pt ou pelo telefone 275 241 411.
Vem fazer parte deste ciclo criativo e sustentável. Contamos contigo!
Trienal Internacional de Design da Covilhã
21de março a 21 de junho de 2025
Decorre durante os meses da Primavera a Trienal Internacional de Design da Covilhã, uma iniciativa municipal desenvolvida no âmbito do Plano de Ação das Cidades Criativas da UNESCO na área do Design, estatuto que a cidade obteve em 2021.
A iniciativa, que destaca e debate, a nível global, as melhores práticas do design como ferramenta de mediação entre os setores produtivos, os serviços e os territórios onde atuam, inicia a 21 de março (sexta-feira) e prolonga-se até dia 21 de junho. A inauguração prevê um plano de atividades que decorre ao longo de três dias (21, 22 e 23 de março) em vários pontos da cidade, incluindo na Universidade da Beira Interior (UBI), nomeadamente no Museu de Lanifícios e na Biblioteca Central.
A Trienal do Design da Covilhã no Museu de Lanifícios | 21 de março a 21 de junho
A exposição desdobra-se em dois espaços distintos, Núcleo da Real Fábrica de Panos e Núcleo da Real Fábrica Veiga, explorando duas grandes áreas temáticas ligadas à tradição e à inovação na indústria dos lanifícios:
Histórias Coloridas. Tingir com Receitas de Outros Tempos
📍Real Fábrica de Panos
🖊Curadoria: Rita Salvado, com a co-curadoria dos Investigadores do projeto REVIVE
Apresenta uma abordagem visual e informativa ao uso da cor nos têxteis regionais, desde as tonalidades naturais da lã aos corantes de origem vegetal e animal. A partir de documentos históricos, revisitou-se receitas do século XVIII, revelando os segredos dos mestres tintureiros e demonstrando o potencial do tingimento com corantes naturais.
Histórias Tecidas. Do Debuxo e do Cardado Covilhã
📍Real Fábrica Veiga
🖊Curadoria: Rita Salvado, com a co-curadoria Ana Luísa Vidal e Helena Correia
Esta exposição explora o impacto do debuxo nos têxteis do quotidiano, permitindo ao público compreender a complexidade do design têxtil e a sua relação com a funcionalidade e a estética. A reflexão sobre os processos de fabrico dos lanifícios valoriza as propriedades singulares dos tecidos de lã e incentiva um consumo mais informado e sustentável.
A exposição estará patente até 21 de junho, acompanhada de uma programação complementar de workshops e seminários dedicados à arte do tingimento e à estrutura dos tecidos.
A Trienal, elemento central da estratégia do município na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, pretende ser um evento transformador e disruptivo orientado para a promoção de uma cultura de design na cidade e na região e uma referência no calendário nacional de design, impulsionando a divulgação e o debate sobre design, inovação e criatividade em diversas disciplinas e territórios, fortalecendo a identidade do território como um polo de inovação e sustentabilidade.
Mais informações:
www.museu.ubi.pt | https://trienaldesigncovilha.pt/programa_2025/
Wool É Cool | 2025
A 1ª edição de 2025 das oficinas de manualidades WOOL É COOL acontece já no dia 22 de fevereiro (14h30-17h30), na Real Fábrica Veiga. Neste dia desejamos celebrar os projetos individuais da comunidade constituída em 2024.
Nesta primeira edição presencial, a oficina de Crochê será conduzida por Erieth Joaquim (Quelimane, Moçambique), que, à frente da @crochetmamuxa, apresenta uma “paixão por transformar materiais em peças que contam histórias”. Para além de usar materiais sustentáveis, como algodão, lã e fibras recicladas, aprofunda técnicas únicas, algumas de culturas distantes. Um exemplo é o uso do “fuso XTÓD, de Cabo Verde, para fiar algodão, bem como uma adaptação do fuso Navajo, utilizado pelos povos indígenas da América do Norte e outras comunidades ancestrais.”
Com o programa WOOL É COOL visa-se criar momentos de relaxamento e de autocuidado num ambiente acolhedor onde, independentemente do nível de conhecimentos, tod@s serão bem-vind@s neste espaço de partilha e de aprendizagem.
As inscrições são gratuitas. Basta aparecer!