PT | EN

 

TOSQUIA NO MUSEU

4 de Julho de 2023 > a partir das 10h00 | Real Fábrica Veiga

 

As ovelhas de raça churra mondegueira regressam ao Museu para a sua tosquia anual.

Esta operação tão necessária irá decorrer no dia 4 de julho, terça-feira, pelas 10h, na Real Fábrica Veiga, a que tod@s @s interessad@s poderão assistir.

O Senhor Daniel Anastácio, da Lameagro – Sociedade Agrícola, lda. (Peraboa), com as suas tesouras e a sua experiência como tosquiador irá retirar a lã das ovelhas para o seu aproveitamento comercial e também para o bem-estar e conforto dos animais, principalmente para os proteger do calor excessivo nos períodos mais quentes do ano. Também é verdade que, se as ovelhas não forem tosquiadas, a lã crescerá continuamente e o peso do animal aumenta resultando na perda de mobilidade.

Vamos receber quatro ovelhas mondegueiras, uma das raças de ovinos autóctones e uma das mais primitivas da Península Ibérica. Pressupõe-se que antigamente fosse a raça mais disseminada na Beira Alta, sobretudo na zona meridional do distrito da Guarda.

Esta iniciativa tem o apoio da Lameagro e destina-se às famílias, às crianças em Tempos Livres e ao público em geral, porque de facto é muito interessante observar a técnica da tosquia, as ovelhas com lã e já tosquiadas e a própria fibra lã ainda por lavar e classificar. A seguir vem todo o processo de transformação da lã em tecido que se pode apreciar no Museu de Lanifícios.

Saiba mais sobre a raça de ovelhas mondegueiras:

// DGAV

// Rede ANIDOP