PT | EN

DIA DA CIDADE

20 de Outubro de 2021

No próximo dia 20 de outubro, o Museu de Lanifícios da UBI associa-se à comemoração do Dia da Cidade com um programa para as Famílias que tem por objetivo dar a conhecer o passado industrial dos lanifícios da Covilhã, Cidade Fábrica, através de entradas livres e visitas guiadas gratuitas ao Museu, numa viagem entre “A Manufactura e a Fábrica”. Com as «Conversas à Tarde», também se abordará a questão “O que distingue os debuxadores da Covilhã?”, com a participação especial de Elisa Calado Pinheiro, Alberto Alçada Rosa e os contributos dos participantes para uma reflexão sobre a importância destes técnicos no desenvolvimento da indústria de lanifícios da Covilhã.

PROGRAMA

10h-13h / 14h30-18h

// Entrada livre na Real Fábrica de Panos e na Real Fábrica Veiga

11h00 e 15h00

// Visitas guiadas gratuitas “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”

Na Covilhã, o início da indústria manufatureira data de finais do séc. XV, quando foram instaladas, na ribeira da Goldra, as primeiras tendas, pisões e tinturarias. A visita ao Museu de Lanifícios percorre a história dos lanifícios e dá a conhecer os saberes fazeres que lhe estão associados. Inicia-se na Real Fábrica de Panos, manufatura de estado criada pelo Marquês de Pombal em 1764, e conclui-se na Real Fábrica Veiga, onde se apresenta o processo da industrialização dos lanifícios em Portugal. É um programa ótimo para fazer em família e ficar a conhecer melhor a indústria de lanifícios e a Covilhã, Cidade Fábrica.

16h30

// Conversas à Tarde

Na Real Fábrica Veiga, proporcionaremos as «Conversas à tarde» com o tema “O que distingue os debuxadores da Covilhã?”, com a participação de Elisa Calado Pinheiro e Alberto Alçada Rosa. Com o apoio do Rotary Clube da Covilhã, nesta sessão iremos aprofundar o conhecimento sobre a história da cidade e contribuir para uma reflexão sobre a importância destes técnicos no desenvolvimento da indústria de lanifícios da Covilhã.