PT | EN

 

Comemoração dos 50 anos do

25 DE ABRIL DE 1974

 

Celebra-se no dia 25 de abril, os 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974, também conhecida como a “Revolução dos Cravos”, que constituiu um momento crucial na história de Portugal, marcando o início da democracia e o fim do regime ditatorial do Estado Novo (1933-1974).

A Covilhã testemunhou mudanças significativas, especialmente no setor industrial, que conduziram a reestruturações das empresas têxteis e a melhorias significativas das condições de vida dos trabalhadores da indústria de lanifícios.

O Museu celebra abril, o mês da Liberdade, com uma agenda repleta de iniciativas culturais e artísticas que evocam com alegria as transformações políticas, económico-sociais e culturais que Portugal e, em particular, a região da Serra da Estrela vivenciaram nas últimas décadas do séc. XX.

PROGRAMA:

// 9 de abril (14h30) > OFICINA - BORDAR FUTURO(S) | Oficina Têxtil

Oficina têxtil de apoio à atividade do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) com bordado em tecido com fios de lã de desenhos e palavras de ordem e impressão têxtil de etiquetas para promoção da sustentabilidade da lã.

// 11 de abril (18h) > EXPOSIÇÃO – Corpos Ancestrais Tocam Futuros | Real Fábrica Veiga (Galeria)

Inauguração da exposição de arte têxtil pelos alunos da Escola Artística António Arroio (Lisboa).

// 20 de abril (14h30) > WOOL É COOL: Oficina de Cravos em Crochê | Oficina Têxtil

Edição especial do ciclo de Oficinas Criativas Wool é Cool para produção de cravos em crochê

// 22 de abril (20h30) > CINECLUBE CISMA | Real Fábrica Veiga (Auditório)

Exibição do filme evocativo do 25 de abril de 1974 intitulado «Capitães de Abril» (2000), de Maria de Medeiros, com co-produção de Portugal, Espanha, Itália e França, com a organização do CISMA e do Museu de Lanifícios

// 25 de abril (10h-13h e 14h30-18h) > VISITA e “traz outro amigo também”!

Entrada gratuita nos núcleos da Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga.

// 30 de abril (10h-13h e 14h30-18h) > OS FIOS DO PASSADO A TECER O FUTURO 

Entrada gratuita no Museu de Lanifícios, no âmbito da celebração do 38º Aniversário da Universidade da Beira Interior, dos 260 anos da criação da Real Fábrica de Panos e dos 240 anos da empresa fundada por José Mendes Veiga, hoje Real Fábrica Veiga, que constituem os dois núcleos museológicos do Museu de Lanifícios.

Para todas as iniciativas a participação é livre e gratuita.

Para mais informação, é favor contactar o telefone 275 241411 ou o enviar e-mail para muslan@ubi.pt